O Queijo Velho São Miguel 9M e Queijo Nova Açores Amanteigado, distribuídos pela LactAçores, acabam de ser distinguidos como Melhor Queijo de Portugal nas categorias: Queijo Ilha e Queijo Vaca cura normal, na 13ª edição do Concurso Queijos de Portugal, realizada pela ANIL, Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios, que contou com um total de 182 queijos a concurso, em 23 categorias distintas.
Queijo Velho São Miguel, o sabor da ILHA.
Desde o início do povoamento dos Açores, com a vinda de lavradores do norte da Europa, que se produz este excelente queijo. É um queijo tradicional concebido para os verdadeiros apreciadores de queijos. O seu longo período de cura, mínimo de 9 Meses, confere-lhe um paladar único e uma garantia de qualidade superior que o coloca na montra dos queijos especiais.
Conhecido por muitos como o “queijo de casca preta”, é um produto obtido de leite de vaca, submetido a normalização de matéria gorda e a tratamento pasteurização.
Fabricado por processo descontínuo, em cuba aberta, apresenta-se como um queijo curado de pasta semidura. A textura firme, cor amarelada com olhos pequenos e irregulares disseminados na massa de consistência firme concebem um aroma e sabor forte e limpo.
Com um sabor sem igual, é ideal para petiscar, para colocar em saladas, massas, gratinados…a criatividade é o limite!
Nova Açores Amanteigado
O Queijo Nova Açores Amanteigado é um queijo curado de pasta semi mole, com uma textura amanteigada e todo o sabor dos Açores.Com o formato clássico de queijo prato, ideal para ter na sua mesa e para partilhar com quem mais gosta.
Além dos 2 prémios do melhor queijo, a Lactaçores e suas associadas recebem 5 das 46 menções honrosas:
Queijo Prato curado - Ilha Azul – CALF (Faial)
Queijo Prato curado - Capelinhos – CALF (Faial)
Queijo Ilha – Topo - Uniqueijo – (S. Jorge)
Queijo Ilha – Lourais - Uniqueijo – (S. Jorge)
Queijo Nova Açores Alho e Salsa – Unileite (S. Miguel)
Segundo José Carlos Serrão, Diretor Geral da LactAçores, “Estas distinções são o reflexo do trabalho que a nossa equipa e produtores têm vindo a desenvolver, no sentido de trabalhar o potencial dos queijos dos Açores e proporcionar uma experiência inigualável a todos os consumidores”.