Destaques dos Açores
06/11/2023

Queijo SÃO JORGE DOP 4M e Queijo VELHO SÃO MIGUEL 9M premiados com medalhas de Ouro no World Cheese Awards

Queijo SÃO JORGE DOP 4M e Queijo VELHO SÃO MIGUEL 9M  premiados com medalhas de Ouro no World Cheese Awards

O Queijo São Jorge DOP 4 Meses e o Queijo Velho São Miguel              9 Meses, distribuídos pela LactAçores, foram premiados com medalhas de Ouro no concurso World Cheese Awards, um dos maiores eventos internacionais de queijos.

O concurso que decorreu em Trondheim (Noruega), e celebrou este ano a sua 35ª edição, atraiu um número recorde de competidores, com 4.502 representantes de 43 países.

Um painel de 264 juízes de 38 países avaliou os queijos durante a fase da competição, examinando-os com base no sabor, no aroma e na textura, atribuindo-lhes uma pontuação de até 100 pontos, determinando, assim, as respetivas medalhas de bronze, prata ou ouro. 

Segundo José Carlos Serrão, Diretor Geral da LactAçores,É um enorme orgulho receber duas das três distinções de ouro que Portugal recebe, nestas marcas de referência nacional e internacional, merecedoras destes galardões.

Estes prémios são a prova da qualidade de excelência dos queijos dos Açores, e o reflexo do trabalho que os produtores e as nossas equipas têm vindo a desenvolver, no sentido de potenciar a excelência dos queijos dos Açores e proporcionar uma experiência inigualável a todos os consumidores a nível nacional e internacional.

O Queijo São Jorge DOP

Reconhecido a nível nacional e internacional, é produzido em exclusivo na ilha de São Jorge desde a sua descoberta em meados do século XV. Feito a partir de leite de vaca cru, coalho e sal, este queijo tem um aroma forte e sabor ligeiramente picante. A cura mínima é de 3 meses, sendo a cura máxima de 36 meses.

As características distintas do Queijo São Jorge DOP resultam das condições climatéricas da ilha, que originam pastagens de culturas variadas, que resultam num queijo de excelência. Excelência é a palavra que melhor caracteriza o Queijo São Jorge DOP, ideal para partilhar grandes momentos.

Queijo Velho São Miguel

Desde o início do povoamento dos Açores, com a vinda de lavradores do norte da Europa, que se produz este excelente queijo. É um queijo tradicional concebido para os verdadeiros apreciadores de queijos. O seu longo período de cura, mínimo de 9 meses, confere-lhe um paladar único e uma garantia de qualidade superior que o coloca na montra dos queijos especiais.

Conhecido por muitos como o “queijo de casca preta”, é um produto obtido do leite de vaca, submetido a normalização de matéria gorda e a tratamento de pasteurização.

Fabricado por processo descontínuo, em cuba aberta, apresenta-se como um queijo curado de pasta semidura. A textura firme, a cor amarelada com olhos pequenos e irregulares disseminados na massa de consistência firme concebem um aroma e sabor forte e limpo.
Com um sabor inigualável, é ideal para petiscar, para adicionar a saladas, massas, gratinados…sendo a criatividade o limite!

A LactAçores comemora o sucesso contínuo de suas cooperativas associadas e expressa sua gratidão a todos os envolvidos na produção e promoção dos melhores queijos tradicionais portugueses. A empresa reafirma o seu compromisso em oferecer produtos de alta qualidade, prezando pela origem e tradição na produção de queijos.

Queijo SÃO JORGE DOP 4M e Queijo VELHO SÃO MIGUEL 9M  premiados com medalhas de Ouro no World Cheese Awards
Queijo SÃO JORGE DOP 4M e Queijo VELHO SÃO MIGUEL 9M  premiados com medalhas de Ouro no World Cheese Awards
Queijo SÃO JORGE DOP 4M e Queijo VELHO SÃO MIGUEL 9M  premiados com medalhas de Ouro no World Cheese Awards