O fabrico artesanal dos queijos na ilha de São Jorge remonta ao século XV e ao início do povoamento da ilha de São Jorge.
Ao longo dos tempos, o conhecimento de como produzir queijo foi sendo passado de geração em geração e o seu peso na vida e economia da ilha de São Jorge foi ganhando mais importância.
No início do século XIX existiam, em São Jorge mais de 84 fábricas de queijo, o que provocou alguma escassez de leite na ilha.
A União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, UCRL - UNIQUEIJO, foi criada em 1986, na freguesia de Velas, a Capital do Queijo. Foram cinco as cooperativas de produção de queijos tradicionais que se uniram:
Mais tarde, em 1991, associou-se a Cooperativa Agrícola de Lacticínios de Rosais, em 2000 associou-se a Finisterra - Cooperativa de Lacticínios do Topo e, por último, em 2007, foi estabelecido um acordo comercial com a Cooperativa dos Lourais.
Ainda durante o ano de 1986, foi dado um passo fundamental na produção dos nossos queijos, com a criação da Região Demarcada do Queijo São Jorge e a regulamentação do registo de Denominação de Origem Protegida (DOP) atribuído à marca Queijo São Jorge. Em Novembro de 1991, foi atribuído o estatuto de Entidade Certificadora à Confraria do Queijo São Jorge.
As actuais instalações, no Lugar da Beira, em Canadinha Nova, na freguesia de Velas, permitem um controlo constante e extremamente rigoroso dos produtos produzidos com o auxílio dos dois modernos laboratórios que as suportam.
Actualmente, a UNIQUEIJO agrupa quatro cooperativas: Finisterra, Lourais, Beira e Norte Pequeno, sendo que esta funciona como posto de receção.
A UNIQUEIJO dedica-se à produção, armazenagem, cura e embalamento do tradicional e muito apreciado Queijo São Jorge DOP, sempre com o seu objectivo em mente: produzir queijos de elevada qualidade.
Nem todos os produtos têm certificação Halal. Para saber que produtos têm certificação Halal, clique aqui.
Todos os nossos produtos resultam de um trabalho contínuo e de um compromisso total com aquilo que fazemos, envolvendo inúmeras pessoas desde a produção até à sua comercialização.