O Sabor que é uma Lenda
Fabricado na Ilha de São Jorge, no Arquipélago dos Açores, o queijo São Jorge DOP é considerado por muitos uma obra-prima, detentor de um sabor diferenciado.
Desde 1986, a área de produção do queijo São Jorge está restrita somente à ilha de São Jorge, instituída pelo Decreto Regulamentar Regional nº 24/86/A, que criou a Região Demarcada do Queijo de São Jorge, além do produto receber a regulamentação do registo de Denominação de Origem Protegida – DOP, para a fabricação da marca Queijo São Jorge.
Relata-se que o início da produção do queijo São Jorge DOP (Denominação de Origem Protegida) é aproximado à descoberta daquela ilha (meados do séc. XV). O seu fabrico foi incentivado pela comunidade flamenga, experientes produtores de bens alimentares como a carne, o leite e os seus derivados.
As características distintivas do queijo São Jorge DOP, devem-se, por um lado, às condições edafo – climáticas daquela região, que originam pastagens de culturas variadas, que influenciam positivamente a qualidade do leite.
O Queijo São Jorge DOP é um produto curado, obtido a partir da coagulação de leite de vaca inteiro e cru proveniente única e exclusivamente da ilha de São Jorge.
Para ser considerado um Queijo São Jorge DOP, o queijo tem que passar na prova da Câmara de Provadores da Confraria do Queijo São Jorge, que validam as características intrínsecas do Queijo São Jorge DOP: uma consistência firme, pasta amarelada dura ou semidura com olhos pequenos e irregulares disseminados na massa e uma estrutura quebradiça e forma cilíndrica.