início > Cooperativas > Unileite

curiosidades

Leite frio com manga não faz mal, apenas leite quente!

prémios

  • Concurso Queijos de Portugal 2014 | Melhor Queijo 2014 | Categoria: FLAMENGO

    ver mais
  • Concurso Queijos de Portugal 2014 | Melhor Queijo 2014 | Categoria: ILHA

    ver mais
  • Concurso Queijos de Portugal 2014 | Melhor Queijo 2014 | Categoria: NOVOS SABORES

    ver mais

Unileite

A UNILEITE - União das Cooperativas Agrícolas de Laticínios e de Produtores de leite da Ilha de S. Miguel foi constituída em 1954 para responder à crise pela qual a Lavoura Micaelense passava. Tinha como objectivo criar uma unidade transformadora de leite, que garantisse uma menor dependência dos produtores face às empresas.

Nascida durante a crise da Lavoura, a UNILEITE surgiu descapitalizada, situação que condicionou a sua actividade ao longo de muitos e conturbados anos e que veio a culminar com a sua quase falência em Novembro de 1991. Mas foi salva pela equipa directiva que então tomou posse e contou com o apoio incondicional dos seus produtores, conseguindo estabilizar a sua situação financeira e atingir a dinâmica que hoje a caracteriza.

Havendo condições financeiras favoráveis, surgiu então o Projecto Empresarial sob a forma de uma Cooperativa, que se iniciou com a construção da nova Unidade Industrial das Arribanas e que teve continuidade numa sucessão de Projectos de Modernização e Desenvolvimento das suas estruturas e da sua actividade.

A Unileite tornou-se assim numa Organização credibilizada junto dos seus produtores e dos agentes económicos em geral. Localizada no coração da maior bacia leiteira dos Açores e focada no aproveitamento das condições de excelência que a Natureza Açoriana oferece, a Unileite apostou no desenvolvimento de um projecto integrado no mercado do leite.

Das manadas, que animam as nossas paisagens paradisíacas, e com o auxílio da mais avançada tecnologia, é possível partilhar os melhores lacticínios à mesa preservando a Natureza. O excelente leite das manadas que aqui pastam, quase que instantaneamente, dá entrada nas linhas de produção, mantendo todas as suas características naturais.

CERTIFICAÇÃO

A Unileite assume como objectivos fulcrais do seu negócio a garantia da Segurança Alimentar dos seus produtos, a garantia da melhoria contínua das condições de trabalho tendentes à promoção da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho dos seus colaboradores e cooperadores e a garantia de um envolvimento proactivo na minimização dos seus impactes com vista à promoção de um Ambiente sustentável para as gerações actuais e futuras.

Desta forma é assumida responsabilidade no desenvolvimento e implementação de um Sistema Integrado de Gestão da Segurança Alimentar, Ambiente e Segurança, tendo por base os referenciais NP EN ISO 22000:2005; NP 4397:2008 e NP EN ISO 14001:2004, à fábrica das arribanas, à sua organização e a todos os seus produtos.